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Moto Bombas BMC

  


Descrição


Qualquer bomba hidráulica , para qualquer finalidade, tem a função de transportar a água de um lugar para outro. A bomba hidráulica de piscina tem também a função de oxigenar a água.
A Moto Bomba Sodramar é uma bomba auto escorvante, podendo assim trabalhar acima do nível da água da piscina, apesar de ter o seu tempo de vida reduzido pelo desgaste do selo mecânico e peças internas.
O funcionamento silencioso, a maior vazão e pressão do mercado nacional são as principais características da bomba Millenium.
Composição e função das peças da bomba.
Flange adaptadora, bracket, rotor, voluta, borrachas de vedação, cestinho do pré-filtro, corpo da bomba com pré-filtro e tampa de policarbonato.
A Flange Adaptadora: é a peça parafusada na flange do motor, responsável pelo acoplamento do motor ao da bomba.
O Bracket: é a peça onde se faz o fechamento do reservatório interno da bomba. Existe um orifício no centro da peça por onde passa o eixo do motor que necessita de vedação para que a água não escorra para o motor. Este furo no meio do bracket está fora de centro para que o rotor da bomba trabalhe sempre afogada. A fim de evoluir o seu tempo de vida, o encaixe do selo mecânico no Bracket é feito por um inserto de aço inox.
O Rotor da Bomba: é rosqueado no eixo do motor, e tem a função de sucção e recalque da água de piscina. O diâmetro do rotor determina a pressão , e o espaço entre a base do rotor e a cabeça do rotor determinana a vazão que a água será recalcada. Os rotores das bombas Sodramar vem com pescoço e rosca de latão para que o rotor tenha um balanceamento perfeito, não trepide e tenha uma maior segurança.
A Voluta: é uma peça patenteada pela empresa, e tem a função de anti-câmara para que o rotor trabalhe numa área menor que o corpo da bomba, equalizando ruídos, perdas e concentrando o direcionamento do recalque da água. É encaixada no bracket.
O Corpo da Bomba: é altamente resistente às pressões internas, tem uma estrutura projetada para tal, e características interessantes como o guia para colocação do cestinho, o encaixe da tampa de policarbonato para fechar o pré-filtro, um guia para encaixe nas outras peças, e insertos metálicos para colocação dos parafusos.
TABELA DE VAZÃO DAS BOMBAS
M³/h X MCA
MCA24681012141618
MODELOCV         
BM 251/4 cv86,954,801,24     
BM 331/3 cv9,638,786,954,70     
BM 501/2 cv
13,8012,2010,107,852,75   
BM 753/4 cv 
14,5512,6010,607,55   
BM 1001 cv 
16,8015,2013,4011,956,95  
BM 1501,5 cv   20,5019,0017,0015,0012,50 
BM 2002 cv


22,3020,9017,0017,5015,308,00
BM 3003 cv   27,8826,1324,2521,8819,7510,00
Observação: Para um melhor rendimento nas bombas acima de 1 cv, é indispensável a utilização de uma tubulação de 2 ou 2 ½

Mais Informações


Motor elétrico
Não só os critérios normais de instalação são essenciais para um bom funcionamento do filtro e da bomba da piscina. Existem fatores e equipamentos de proteção elétrica que fazem parte do conjunto que envolve a segurança do equipamento.
Oscilações na rede elétrica, raios, chuvas, calor e fiação correta, entre outros, são algumas das variáveis que podem influenciar desde a queda de rendimento até a perda do equipamento.
Existem algumas casas de máquinas que não seguem nenhum critério básico de instalação. Com as chuvas torrenciais e calor, característicos da época, é normal verificar esses lugares inundados por falta de um ralo de esgoto na casa de máquinas ou um motor elétrico com super aquecimento, por falta de ventilação.
O motor elétrico split-face, usado por nós em nossas bombas e por outros fabricantes de bombas, suporta trabalhar até 40ºc - temperatura ambiente, e pode alcançar até 80ºc de temperatura em sua carcaça. Se uma bomba estiver com 70ºc (carcaça) e instalada num lugar sem muita ventilação, com certeza irá trabalhar com uma temperatura acima do suportável e queimará consequentemente.
O motor elétrico, antes de ser instalado, deve ser observado a sua potência e a distância até o quadro de força, para determinar-se a bitola correta do fio que será colocada. A utilização de uma bitola diferente do determinado pelo manual de uso da bomba pode comprometer a vida do equipamento, pois a amperagem do motor deverá subir acima do previsível.
O motor elétrico é dimensionado e projetado para trabalhar com 110 ou 220 volts (nas ligações monofásicas) e 220 ou 380 volts (nas ligações trifásicas); com até 7 a 8 % abaixo ou acima da voltagem específica; ou seja, se a bomba estiver ligada em 220v, a rede poderá estar variando de 202 volts até 237 volts.
Interrupções no fornecimento de energia e oscilações na rede elétrica é um fato normal e já faz parte da rotina brasileira. Por isso, os fabricantes de motor elétrico são extremamente rigorosos quanto à garantia de suas peças, pois a maioria (quase absoluta) dos problemas com os motores elétricos não são de origem de fabricação , e sim da empresa fornecedora de energia , fatores climáticos ou falhas na instalação.
Geralmente, qualquer manual de bomba ou motor especifica os equipamentos de proteção que deverão ser usados para evitar problemas futuros, como o relê de temperatura (salva motor), dijuntores, contatores e até o aterramento do motor elétrico são imprescindíveis para a proteção do motor elétrico contra os raios.

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